Balão de 6 Meses

Conheça o procedimento que reduz a capacidade do estômago pela metade, auxiliando no emagrecimento

Procedimentos

Balão de 6 Meses

O que é Balão Intragástrico de 6 Meses?

O balão intragástrico é um instrumento feito de silicone preenchido com uma solução salina de soro fisiológico misturado a um corante azul de metileno. Sua composição permite que o mesmo fique no estômago do paciente por até 6 meses.

Como é o procedimento?

Ao contrário de outros procedimentos para a obesidade, que são cirúrgicos, o balão intragástrico é introduzido por endoscopia.

Esse procedimento leva de 20 minutos a 1 hora e o paciente fica com o balão por um período de 6 meses e após esse período o balão é retirado novamente por endoscopia.

Para quem o procedimento é indicado?

Para pacientes que tenham massa corporal (IMC) acima de 35 que apresentam contra indicações para tratamento cirúrgico.
Pacientes com IMC menor que 35 e maior que 27 (Para fins estéticos).
Pacientes que não podem ou não querem fazer uso de medicamento para emagrecimento.
Pacientes com IMC maior que 40 e como forma de facilitar a redução de peso antes da cirurgia bariátrica

Vou sentir algum desconforto após a colocação do balão?

Isso irá depender da adaptação do paciente. Nos primeiros dias após a colocação do balão, o paciente pode sentir náuseas, "peso no estômago", ter vômitos e dor abdominal. Entretanto, caso isso ocorra, todos os sintomas serão minimizados com medicamentos prescritos logo após o procedimento e até mesmo com reajustes da quantidade de líquido nos balões de 1 ano.

Acompanhamento Nutricional

O acompanhamento nutricional se faz necessário após o procedimento para que o paciente tenha uma reeducação alimentar e, após a retirada do balão intragástrico, não venha a ganhar peso.

Acompanhamento Psicológico

O Acompanhamento psicológico se faz necessário pois é sabido que pacientes acima do peso tem tendências à compulsividade e dessa forma a terapia psicológica auxilia no controle da patologia.

criação de site